domingo, 11 de outubro de 2015

Sessão Real


Hoje nossa viagem será atemporal, que tal viajar para um período repleto de reis, rainhas, princesas, príncipes e duques…? “Poder real” - quem nunca quis ter para desmandar e mandar? De cortar a cabeça de alguns (a Rainha de Copas que nos diga!)? Ok, nada de cortarem as cabeças... de viver num mundo coberto de ouros, dotes, terras, castelos? Enfim, hoje são poucos os países que vivem sobre uma espécie de regime monarca, exemplos disso são: Arabia Saudita, Marrocos, Jordânia, Mônaco, Tailândia, Reino Unido, Butão, Dinamarca, Bélgica entre outros.


  Desde o início dos tempos essas figuras emblemáticas governaram países, reinos e territórios, alguns sobre um regime mais tirano outros nem tanto. A sétima arte por sua vez de tempos em tempos faz verdadeiras produções cinematográficas que são de tirar o folego, algumas cuidadosamente elaboradas e produzidas, com cenários que nos fazem viajar sem sair da poltrona.

Para realizar produções com tais temas, toda a equipe desde produtores, diretores, escritores, roteiristas e autores fazem uma pesquisa árdua para que a história seja representada da melhor forma possível (o que vamos combinar: nem sempre acontece) com personagens que possam se tornar tão onipotentes quanto os próprios ícones inspirados.

Alguns personagens por sua vez conseguem ao longo da história do cinema ganhar várias adaptações, Henrique VIII e seu tumultuado reinado é um exemplo disso, já foi representado em filmes como: Os Amores de Henrique VIII (1933), pelo autor Charles Laughton, Ana dos mil dias (1969), com Richard Burton, A Outra (2008) com Eric Bana, ou até mesmo em séries de TV como a renomada e premiada The Tudors (2007) com Jonathan Rhys Meyers. Note que a Casa Tudor está entre as mais representadas, talvez pelo encantamento que a mesma causa (uma fã assumida aqui).Outra produção importante é Elizabeth (1998) com Cate Blanchett,  filme que mostra a vida da Rainha Virgem (existem controversas sobre esse fato) de maneira majestosa.

Como não lembrar de William Wallace no clássico Coração Valente (1995), que apesar de focar no patriota, mostra sua luta contra o domínio do rei Eduardo I. Alguns filmes são marcados pelos seus figurinos ricamente exuberantes como o Marie Antoinette (2006), outros por narrarem de forma humorada e satírica como Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995), outros por serem emocionantemente aclamados como O Discurso do Rei (2010). Existem aqueles também que representam alguns monarcas ficticiosos como: Rei Arthur (2004, lenda ou não sempre causou grande fascínio) e a série Camelot (2011), atualmente existe a comentada série Game of Thrones (2011) que aborda não apenas a história de um monarca, mas sim as disputas entre vários pelo trono de ferro.
 
Filmes ou séries com essa temática possuem uma lista grande, então faça sua sessão, aproveite para conferir uma super produção e aprender um pouco sobre história de forma descontraída, mas não leve ao pé da letra, ok? Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário