quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Não Americanos e Cinemas Alternativos



Hoje decidi fazer este post por considerar importante e interessante os filmes de outros países. Sabemos que os filmes produzidos nos Estados Unidos dominam a indústria cinematográfica, além das qualidades de efeitos especiais, fotografia, enfim, tudo que compõem a produção. Felizmente, mas a passos medianos as produções não americanas estão ganhando espaço no gosto do telespectador, dos amantes de filmes. Algumas já ganharam reconhecimento em grandes premiações pelo mundo.

Quando vamos ao cinema, nos deparamos com cartazes de filmes americanos, de vez em quando encontramos um nacional (brasileiro).


Para os que gostam de filmes franceses, argentinos, ingleses... , encontramos espaços dedicados a eles.  Cinemas alternativos como Espaço Itaú de Cinema (Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e Cine Belas Artes (São Paulo) são boas opções para quem curte ou quer conhecer filmes alternativos. Há também as unidades do SESC, o Reserva Cultural (São Paulo) e os cinemas de rua, como por exemplo, o Cinesala (São Paulo).

Ainda que possuam pouco espaço no gosto do telespectador ou cinéfilos, esses filmes nos mostram outras culturas, outros tipos de histórias, às vezes sem clichês. Estamos tão acostumados com caras conhecidas (atores) e histórias que já podemos adivinhar o final e quando assistimos outros desconhecidos, estranhamos atores, fotografia e história, mas garanto que a experiência é boa.


E para aqueles que gostam de comprar filmes, há a opção de visitar a Livraria Cultura que possui uma seção de filmes não americanos, há filmes indianos, argentinos, europeus etc., vale a pena conferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário